Ideias pessoais sobre Ensino a Distância e eLearning

 

Para mim a Educação a Distância é realizada quando você está longe da escola, do professor e dos seus colegas, e você estuda através de meios analógicos (como livros, cadernos etc.) ou digitais (como telefones, televisores etc.). E para mim o e-Learning tem as mesmas características que a EaD em relação a distância, porém a aprendizagem ocorre principalmente por meios de recursos eletrônicos (como computadores, smartphones etc.).

Mas desde que iniciei este curso (no Módulo de Ambientação) como estudante, tenho alterado a minha visão sobre EaD/e-Learning, principalmente compreendendo melhor a função do fórum na plataforma do Moodle, que são fundamentais para o compartilhamento de ideias, possibilitando assim aprendizagem com seus colegas.

Como professor na prefeitura do Rio de Janeiro, utilizo algumas ferramentas para criação de ambientes de virtuais de aprendizagem como o Moodle, o Google Classroom e o Microsoft Teams. Mas além disso faço uso também para criação de materiais didáticos principalmente o PowerPoint, Genilly e YouTube.

Veja abaixo, imagem que represente, para mim, o Ensino a Distância/eLearning que deve ser utilizada para UC. Adicionei na imagem do flaticon.com a palavra Learning e as iniciais de Eletronic, Blend e Mobile.

 


Para indicação de teóricos de referência em de EaD ou de elearning que considero importantes, cito a brasileira Andrea Filatro e o português José Alberto Lencastre. Segue abaixo minha sinopse para um guião-video a ser proposto para realização dum vídeo na UAb.

ANDREA FILATRO

Pedagoga, Mestra e Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Já publicou vários livros, entre eles Design instrucional na prática, que já usei muito na minha formação no curso de Produção de Material Didático para EaD (UFF).

"O design instrucional é hoje uma das principais abordagens quando se fala em educação a distância, remota e híbrida, seja no ensino superior, na educação continuada ou nos ambientes de aprendizagem corporativos."

(Andreia Filatro. (2021). Consultado em 3 nov. 2021. Disponível em https://andreafilatro.com.br/)

José Alberto Lencastre

Doutor e Mestre em Educação na especialidade de Tecnologia Educativa. Professor auxiliar convidado do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde se dedica às Pedagogias Inovadoras. Já publicou vários livros, entre eles Blended (e)Learning na Sociedade Digital, livro no qual estou muito curioso para ler.

“A tecnologia sozinha não muda a prática escolar. Para maximizar os benefícios da inovação tecnológica importa alterar a forma como se pensa a educação. É este mix de uma sociedade presencial e virtual que nos conduz ao conceito de blended-learning.”

(Blended (e)Learning na Sociedade Digital. (2015). Consultado em 3 nov. 2021. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=CsPNCgAAQBAJ#:~:text=Jos%C3%A9%20Alberto%20Lencastre%20Doutor%20e%20Mestre%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o,digital%20storytelling%2C%20gamification%2C%20game-based%20learning%2C%20e%20mobile%20learning.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade em grupo - ESR | Recensão crítica dos vídeos de Michael Wesch

Atividade individual - ESR | Recensão crítica do vídeo Students Helping Students de Michael Wesch

Atividade MReL | Repositórios de Recursos Educacionais Abertos - Recomendações