Atividade individual - ESR | Recensão crítica do vídeo Students Helping Students de Michael Wesch

 RECENSÃO CRÍTICA 


Vídeo 3. Students Helping Students

O título do vídeo “Students Helping Students”, de Michael Wesch, que pode ser traduzido para português como “Estudantes ajudando estudantes”. Este vídeo foi criado em 2010 pelos seus alunos da disciplina “Digital Ethnography” para compartilhar o trabalho da organização sem fins lucrativos “K-State Proud”, a qual tem o objetivo de ajuda os alunos da Kansas State University a ajudar financeiramente outros alunos para se formarem. De 2006 até a publicação do vídeo, eles arrecadaram 250 mil dólares em doações, para os seus colegas. Principalmente para aqueles que mais precisam, devido à perda de suas casas, dos seus pertences numa inundação, ou por causa de uma doença grave, como foi apresentado na descrição do vídeo no YouTube.

De forma descontraída, o vídeo demonstra como as pessoas ao estabelecerem uma rede, com um mesmo interesse, podem proporcionar mudanças nas vidas de outras pessoas. Wesch neste vídeo foca um conjunto de valores promovidos por aquela comunidade académica, em que cada aluno não vive isolado, pertence a uma comunidade que tem como pilares base a cooperação e entreajuda. Atos de solidariedade ficam maiores quando são feitos em conjunto, mesmo sem as pessoas se conhecerem. Assim se confirma que a função social da educação é, com efeito, reproduzir uma sociedade em rede que estabeleça comunidades de aprendizagem e autoformação que realizem trabalhos como esse da K-State Proud, que propiciam uma sociedade melhor. O site K-State Proud (twentyfor.org) informa que a instituição já arrecadou até 2021, 1.4 milhões de dólares em doações e já ajudaram 900 alunos em 15 anos de existência. Concluímos que este vídeo, assente nos valores daquela comunidade académia, revela igualmente como a rede pode ter um papel preponderante na implementação desses valores.

Transpondo estes valores de cooperação, partilha e entreajuda para o contexto educativo, este vídeo aponta para as possibilidades que as tecnologias oferecem no acesso à educação, nas mudanças que permitem tornar os alunos, para além de utilizadores, construtores de informação e de redes de partilha de conhecimento, tendo um papel mais ativo na construção do seu próprio conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade em grupo - ESR | Recensão crítica dos vídeos de Michael Wesch

Atividade MReL | Repositórios de Recursos Educacionais Abertos - Recomendações